[Receitas] Maxi-Tartelete de Chocolate!



     Não sei se conseguem perceber na foto, mas este bolo-tartelete tem o tamanho de um prato! Ora, como é que eu consegui maizómenos reproduzir esse biscoito em tamanho grande?

     Muito simplesmente adaptando a receita de bolo de chocolate com que "trabalho" há quase dois anos. Mudei apenas alguns pormenores e foi o bastante para ficar tudo diferente. :)



A receita "reconstruída":

     Enquanto o forno pré-aquece a 200 graus misturam 2 ovos, 2 chávenas de chá de açúcar, 2 chávenas de chá de farinha, 1 chávena de chá de óleo e 125gr de chocolate em pó. Depois de tudo bem batido acrescentam 1 chávena de chá de água a ferver e misturam tudo de novo. Reservam.

     Noutro recipiente fazem a calda. Para tal misturam 1 copo e meio de água, 1 copo e meio de açúcar e 4 a 6 colheres de sopa de chocolate em pó. Reservam.

     Untam uma forma (e aqui está a maior diferença) daquelas com a parte do meio um pouco mais para cima, como vêm na imagem seguinte, e deitam nela a primeira mistura. 

     Depois disso deitam a calda por cima (sim, antes de ir ao forno).
     Vai ao forno. Por volta dos 30 minutos já deve estar pronto, talvez antes até. Não deixem cozer demasiado (o palito não deve ficar completamente seco aquando de testarem o bolo com ele), que é para ficar húmido.

     - E agora segue a segunda alteração na receita, também ela muito importante:
     Depois de desenformar o bolo leva-se a lume brando uma porção de chocolate em pó e leite (as medidas foram a olhómetro).

     Sempre a mexer, até ganhar uma espessura cremosa. Desligar o fogão e passar imediatamente esse creme de chocolate para o topo do bolo, que terá neste momento um espaço onde esse creme assentar devido à forma utilizada.

     Ao servir, juntar um pouco de gelado de morango ou baunilha, para cortar o doce do chocolate et voilá! ;)




3 Comentários

Muito obrigada pelo comentário! Tentarei responder em breve se houver alguma questão premente. ^-^

Beijinhos,
Pirralha