[Tutorial] Como fazer uma caixinha como a minha - Parte 2: Preparação e Pintura!


Preparação:

  • Passo 1: Certifiquem-se de que taparam bem a mesa onde vão trabalhar e de que usam uma bata ou roupa que não se importem de sujar;
  • Passo 2: Peguem na lixa e na vossa caixinha de madeira e comecem a lixá-la – encostem a lixa nela e façam fricção nela uniformemente e levemente, senão ainda a lascam. Este passo é apenas para retirar as pequenas imperfeições que costumam vir nas caixas, tais como lascas, restos de cola e de madeira, etc. Sejam pacientes com a madeira. Não há pressas, isto é suposto levar tempo. Depressa e bem... Já sabem o resto! ;)




Pintar a caixa:

Passo 1: No sítio onde aplicarem a imagem (normalmente é na tampa que se dá esse toque, mas também o podem fazer por toda ela) vão pintá-la com uma cor bastante clara. Se escolherem uma cor demasiado escura ela vai estragar o trabalho pois irá transparecer na imagem.  

Passo 2: Depois de escolhida a vossa cor (eu aqui escolhi um rosa muito claro, que fiz ao misturar numa tampa com branco mas já há desses tons à venda também) é hora de dar ao pincel. Molhem-no no copo de água, só para o amolecer um pouco, e limpem-no com o papel (aconselho o de cozinha, mas também podem usar um pano, desde que não deite pêlos). 

Passo 3: De imediato coloquem o pincel na tinta e comecem a pintar a caixa em movimentos de vaivém, que é para não deixar marcas e também para “esticar” a tinta, de modo a não ficar um sítio com demasiada tinta e outro com pouca. Ela deve ficar uniforme. Depois de pintarem uma parte da tampa com uma dose de tinta passem para o resto dela. Caso contrário só irão empastar a tinta na caixa e ficar com grumos e dificuldades depois a corrigir isso. Aqui podem usar um ou dois pincéis, conforme o tamanho da caixa. Nesta, como é pequena e tem cantinhos ainda mais pequenos usei dois pincéis, um médio e um pequeno.  




Passo 4: Deixem secar. Enquanto a tampa seca podem limpar os pincéis na água (desta vez limpar mesmo e não apenas molhar) e limpar de novo com o papel de modo a não sujarem a segunda tinta com a 1ª. Isto, claro, se forem utilizar duas cores, como eu fiz. Caso contrário não é preciso isso e podem continuar a pintar o resto da caixa. 





Passo 5: Depois de tudo pintado, com uma ou duas cores, e depois de tudo seco é altura de dar outra lixadela na caixa, que é para ela ficar macia. Desta vez usam a lixa ainda mais suavemente, mesmo que tenham ficado com grumos.  




Passo 6: Após isso soprem a caixa, para retirar o pó da madeira lixada e podem recomeçar o processo de pintura.  


Passo 7: Deixem secar de novo e pronto, têm uma caixa pintada! :D



     Simples, não acham? Quem está a acompanhar o tutorial e a fazer uma caixinha destas ao mesmo tempo? E alguém tem dúvidas? Se sim, por favor deixem-nas aqui nos comentários e eu logo que possa respondo. :)

Tutorial:

1 Comentários

  1. Está a ficar muito gira a caixinha
    Estou a adorar o passo a passo
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo comentário! Tentarei responder em breve se houver alguma questão premente. ^-^

Beijinhos,
Pirralha