Diz que é uma espécie de entrevista com... Melissa, da Design em Branco!

Para as leitoras mais curiosas aqui fica a minha "espécie de entrevista" à Melissa da Design em Branco que referi na minha review do post anterior (que podem ler ali: http://casapirralha.blogspot.pt/2013/07/review-dos-cadernos-personalizados-da.html):


Pirralha: Onde fazem os vossos cadernos? E como?

Design em Branco (Melissa): Fazemos em casa. Tudo menos a impressão da capa, [que] optamos por imprimir numa gráfica conhecida que tem impressora a laser. 

O resto é feito por nós: cortamos a capa. Cortamos o papel que compramos em grandes quantidades, e se for em linhas ou agendas imprimimos em casa e cortamos. Perfuramos tudo com uma agulha mais grossa que o normal. Depois cosemos tudo com uma linha e agulha na cor pretendida. E está pronto!  




Pirralha: E como costumam entregar e enviar os vossos artigos?

Design em Branco (Melissa): 90% das nossas entregas vão por correio registado; o restante é entregue em mão sempre em locais de fácil acesso para nós, como Aveiro e Santa Maria da Feira.

As encomendas enviadas por correio vão sempre em envelopes almofadados e dentro do mesmo, o retrato vai protegido com cartão prensado (rijo o suficiente para aguentar o impacto e não dobrar) e depois película aderente devido à humidade.
 Geralmente também temos uns autocolantes com o nosso símbolo colados no interior para os retratos ou outras encomendas (cadernos, cortiça, etc.) e deixamos sempre um cartão de visita com os nossos contactos.




Pirralha: Já agora, esse processo é segredo ou posso falar sobre isso?  

Design em Branco (Melissa): Ah! Podes. É um processo simples, nada de fora do normal. O nosso trabalho é especial pela parte gráfica e pela liberdade do cliente poder escolher o que quer por na capa. E nós ajudamos a tratar das imagens, criar novas imagens, ideias, etc. Visto que somos ambas designers, temos alguma prática nesse campo, e sendo estudantes de artes e apreciadoras de trabalhos manuais, fazemos estes trabalhinhos a coser, ponto cruz, retratos...




Pirralha:  Eu reparei no ponto cruz. Uma ideia adorável. E adoro a iniciativa de sair da faculdade e começar assim um negócio juntas. Como é que isso surgiu? 

Design em Branco (Melissa):  Tivemos a ideia devido às dificuldades em encontrar oportunidades. E como eu já tinha experiência a fazer retratos online antes da Design em Branco decidimos partir daí e desenvolver outras ideias.




Pirralha: Vi que tinham um stand de vendas em Vale de Cambra. Têm facilidade em arranjar disso, como abordam os sítios? 

Design em Branco (Melissa): Sim, essa foi a primeira feira de artesanato que participamos. Vale de Cambra é perto de onde vivemos e decidimos começar a divulgar a Design em Branco pelas "nossas" terras. 
 Normalmente vamos pesquisando quais as feiras de artesanato que estão disponíveis. Depois selecionamos de acordo com o local, acessibilidade e preço de inscrição. Também é importante referir que a Design em Branco não é uma marca registada (apesar de ser um objetivo) temos sempre que ter cuidado se a organização da feira fornece toda a papelada necessária para podermos vender nas feiras de artesanato. 
Ultimamente não temos participado por falta de tempo devido a todas as encomendas. Mas estamos à procura e esperamos aparecer pelas ruas de Portugal brevemente.




Pirralha: Falta de tempo devido às encomendas soa bem. Já conseguem ter lucro que vos possibilite viver da Design em Branco?

Design em Branco (Melissa): Sim, soa bem mas cada vez está mais complicado porque a minha colega Isabel arranjou trabalho na área dela e agora sou eu a tratar de tudo. Lucro temos sempre, mas não o suficiente para viver da Design em Branco. Os preços dos retratos e cadernos são baixos em comparação às ofertas do restante mercado e por isso não nos possibilita viver disto. Mas queremos manter assim com preços baixos porque sabemos que não está facil para ninguem e mais vale muitos clientes felizes do que um só. 



Pirralha: E o que está a impossibilitar registar a marca? 

Design em Branco (Melissa): Não registamos a marca pelos custos todos que vêm atrás disso, e como dissemos anteriormente, ainda não temos um lucro assim tão grande para nos metermos em aventuras. Pode ser que um dia o nosso trabalho seja recompensado e a Design em Branco se torne uma marca de artesanato e design português, com uma loja online e física também (é o nosso sonho)!

Pirralha: Isso era muito bom! Se precisares de ajuda, no que puder eu ajudo. Adoro imenso o que vi feito pela Design em Branco (e ainda por cima sou doida por tudo o que é cadernos, agendas, etc).

Design em Branco (Melissa): Muito obrigada. Ficamos mesmo contentes por ouvir isso das pessoas que vêm o nosso trabalho! 



---

Podem ver os trabalhos da Design em Branco no facebook, tudo organizado por tipo de trabalho nos álbuns: https://www.facebook.com/designembranco/photos_albums .Têm agendas, cadernos, postais, retratos, caricaturas, trabalhos em cortiça e trabalhos personalizados.

Visitem esta parceria da pirralha, que tem muito bom feedback e qualidade, como aliás eu mesma pude comprovar quando me enviaram um caderno personalizado para review.

Boas compras! :)

2 Comentários

  1. Adoro o trabalho da Design em Branco, já conhecia a marca e gosto sobretudo dos blocos de notas :3 . Espero que a marca alcance o objectivo de continuar a crescer e abrir uma lojinha, concerteza muitos portugueses que ainda não a conhecem vão adorar.

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo comentário! Tentarei responder em breve se houver alguma questão premente. ^-^

Beijinhos,
Pirralha