Quem é Ayesha? [Especial Guardians of the Galaxy vol. 2 - o Guia]



Criação de Len Wein, David Kraft  e Herb Trimpe, a mulher que viria a ser conhecida como Ayesha seria introduzida nas páginas de Incredible Hulk Annual #6 (Vol 1), corria o ano de 1977.

Apresentada originalmente como homem e dando pelo nome de Paragon, Ayesha foi fruto do mesmo trabalho científico que criou Adam Warlock uma década antes. Uma vez mais a Beehive, nome dado ao grupo de cientistas, procurava alcançar o seu sonho de criar o primeiro de uma nova raça humana, mais perfeita e poderosa. 


Contudo, e como havia acontecido com Warlock, também Paragorn vai-se aperceber, graças às suas vastas capacidades telepáticas, das intenções menos nobres dos seus criadores. Como tal e para evitar ser usada como arma pelos cientistas, Paragorn vai destruir o grupo, após estes terem tentado que ele elimina-se o Doctor Strange, antes de regressar ao seu casulo regenerador, de forma a poder continuar a evoluir.

Em 1980, nas páginas de Marvel Two-in-One (Vol 1), Paragorn vai emergir do seu casulo, totalmente alterado. Com uma forma bastante similar à de Warlock, no que à coloração dourada da pele, dizia respeito, Paragorn é agora uma mulher. Dando-se pelo nome de Her, o poderoso ser vai partir em busca do seu antecessor, desejando-o para seu parceiro. Todavia, Warlock estava morto (após o conflito com Thanos, em Avengers Annual #7, Vol 1, de 1977).


Inconsolável, Her encontrou o corpo de Warlock na Counter-Earth e tentou ressuscitá-lo. Contudo, era um corpo desprovido da alma, pelo que Her optou por devolvê-lo ao túmulo, partindo em busca de outro parceiro. Essa procura iria conduzi-la à Terra, após uma série de aventuras galácticas qie a viram lutar ao lado da Alpha Flight e dos Avengers contra o Galactus e o Consortium. Em Quasar #28 (Vol 1, de 1991).

Her escolhe sete terráqueos de imenso poder para servirem de hospedeiros para os seus filhotes. Todavia a sua abordagem forçada faz com que seis dos escolhidos a recusem e consequentemente destruam os casulos. Só Quasar não o faz, ganhando o respeito e afecto de Her, que por ela própria retira o casulo do herói (para mais pormenores sobre esta história ver Grandes Momentos Marvel #30, no blog Art'in).


Alterando o seu nome uma terceira vez (agora para Kismet), a mulher decide permanecer na Terra, tornando-se aliada de Quasar. Ferida após luta contra a imensamente poderosa Starbrand, Kismet é entregue aos cuidados do Projecto Pegasus (o mais prominente grupo científico benévolo da Marvel). Raptada pelos seus criadores, Kismet, dotada de um nível maior de compaixão, concede aos velhos cientistas, habilidades idênticas às suas. Contudo e apesar de usarem essas habilidades de forma positiva, a Beehive irá regressar à vilania, após um traumático embate com o antigo arauto de Galactus, o Silver Surfer. 


Novamente sem poderes, a Beehive irá submeter Kismet a uma intensa lavagem cerebral. Renomeando-a Ayesha, os vilões vão enviá-la contra os Fantastic Four (em FF #11, Vol 3, de 1998). A consequente batalha irá deixar Ayesha, cuja aparência era agora mais alienígena, presa num buraco negro. Esta não seria a última vez que veríamos a mulher dos mil nomes, pois Ayesha regressa, na sua persona de Kismet, para combater Thanos, durante o Marvel Universe: The End, de 2003.

Imensamente poderosa, capaz de se aguentar numa luta contra seres do calibre do Thor, Thanos ou o Silver Surfer, Kismet possui ainda vastas habilidades telepáticas e cósmicas. Num dos muitos futuros possíveis do universo Marvel, Kismet é mãe do membro mais poderoso dos Guardians of The Galaxy, Starhawk. Outro dos filhos de Kismet é um reincarnado Mar-vell, na realidade alternativa de Earth X. 



Como curiosidade, na mini-série Fantastic Four: The End, de 2006, Ayesha assumiu a identidade de Captain Marvel, servindo como membro dos Avengers de mais este futuro alternativo.


Escrito por: Ivo Silva


Links do Guia: 
. posts no blog do pirralho - clica aqui!
. posts no blog da pirralha - clica aqui!

0 Comentários