De como a história se repete e não é pouco – edição sapatilhas de marca vs marca branca.


Uma das minhas perdições (à medida que me lêm vão descobrir que tenho muitas *hehe*) é o calçado. Adoro usar sabrinas e sandálias no Verão, mas o que mais me chama numa montra são as sapatilhas, especialmente as All Star.

Desde pequena que é assim. Lembro-me de ir à sapataria com a minha mãe uma vez quando era ainda mais pirralhita, para aí uns 10-12 anos, e de só ter olhos para as dessa marca. A senhora da loja bem que me tentava convencer a experimentar outro tipo de calçado, mais apropriado para a época (era quase Inverno) e a minha mãe bem que me tentava convencer de como as da marca Sanjo (que na altura era muito mais barata do que agora pois actualmente já não são realmente portuguesas segundo me constou), seriam uma compra muito melhor, mas nada feito. Achava-as feias e se não podia ter as All Star por serem caras então preferia não levar nada. Acabou por se comprar umas botas muito giras, que estavam em saldo, com um trabalhado tipo Patchwork e que nunca mais usei passado uma semana. Porquê? Nem sequer era birra pois eu tinha gostado das botas. Simplesmente não conseguia, e continuo a não conseguir, usar calçado pesado e alto. Sinto-me apertada e desconfortável, e com menos possibilidade de movimento.

Essa lição aprendi-a cedo e não há sapateira alguma que me consiga convencer do contrário numa loja: calçado para mim tem de ser baixo. Não pode ser de cano alto senão magoa e faz-me impressão e acaba por ser uma compra desnecessária. As botinhas acabaram dadas a alguém que precisava e que conseguiu usá-las ainda nesse ano. Menos mal. Sempre tivemos esse costume cá em casa. Se não se usa e está em bom estado dá-se a quem pode menos. E cada vez mais se vai podendo menos, não é? :\

Continuando nas sapatilhas... usei de várias marcas. Elas foram Reebok, Nike, Adidas, Sketchers, All Star, Vans, de marca branca... De todas, as minhas preferidas continuam a ser as do tipo All Star, que da própria marca comprei apenas uma vez e não repeti pois descobri que se estragavam tão ou mais rápido que as de marca branca.

Atenção: quando me refiro a marca branca estou a falar daquelas cujo modelo é muito parecido com as All Star mas que não são falsificações. Elas não têm sequer uma tentativa de imitação do símbolo das All Star, simplesmente imitam o modelo, mais nada. Essas são as minhas preferidas. As de cano curto. Vermelhas ou laranjas. <3 E como aqui relativamente perto há fábricas consigo arranjá-las a 5-10 euros no máximo. Volta e meia também as encontro por esses preços na Modalfa. Felizmente esse modelo nunca sai de moda e são tão confortáveis como as da marca.

Como não tenho "aquela coisa" de querer usar coisas de marca poupo imenso assim, e só compro umas por ano, ano e meio. Até este ano... em que ainda não consegui encontrar o meu número para substituir as do ano passado que já começaram a ficar estragadas.

Resignei-me e comprei umas rasas muito bonitas, mais ou menos dentro do mesmo modelo tipo All Star, numa loja relativamente conhecida, por 15 euros. Ao comprá-las pensei: “Epá, com este dinheiro, se as do costume aparecessem no meu número, conseguia comprar 2 ou 3 pares, mas pronto... são giras e também não são propriamente caras, e a loja é conhecida aqui na zona, bora lá comprar na mesma, pode ser que até durem mais!”.




Pois bem... Sabem que me aconteceu? Dois dias de uso e as palmilhas tinham saído completamente e estavam todas “comidas”. Isto não é normal! Eu experimentei-as na loja e serviam bem e parecia tudo ok e de qualidade.

Não sei que se passa com o calçado ultimamente, o que compro mais caro dura-me menos. Então mas se é mais caro o material não devia ser de melhor qualidade?

Os meus pés não são lixas ou tesouras, caramba! Ou serão? Começo a pensar que são...
É que já me tinha acontecido algo assim antes, também com palminhas, com apenas umas semanas de uso. Essa foi outra história “bonita” - umas que comprei na Stara e duas semanas depois, no sítio do calcanhar, tinham um buraco. Fui lá reclamar e a única coisa que me disseram foi que comprasse um daqueles “calcanhares” de colocar por cima da palmilha. E também aconteceu parecido com outras com uns meses de uso depois, mas nunca com apenas dois dias como nesta última compra.

Infelizmente, como as comprei longe e não tenho carro não tive oportunidade de me ir queixar à loja e pedir uma troca, arranjo ou assim. Não menciono o nome da loja em questão pois não tiveram oportunidade de se redimir perante esta cliente. Sendo assim, encarem este post como uma queixa da falta de qualidade em geral no calçado hoje em dia; de como não acho normal umas palmilhas desfazerem-se assim facilmente - especialmente tendo em conta que sou do tipo preguiçosa e não caminho muito. :P

Concluindo: Fiquei com elas encostadas. Até há duas semanas, quando fui a um sapateiro que mas arranjou; colocou umas palminhas melhores e disse-me que se se descolassem para eu lá ir que mas colava de novo. E que se se estragassem assim rápido como as originais que me colocava umas novas, de graça. 3,5 euros pelas palmilhas novas.

No total estas sapatilhas já me custaram 18,5 euros. Eu sei que para muita gente isso não é nem metade do que pagam por um par, mas para mim custa-me. Além da crise económica que vivo, tenho outras prioridades. Prefiro gastar menos no calçado e mais em livros, por exemplo.

Espero que agora as possa usar mais do que dois dias, porque são realmente muito lindas e são as únicas que tenho de momento que realmente combinam com as minhas roupas novas. Até agora só as usei uma vez depois do arranjo, porque entretanto veio o calor e eu quero é sandálias quando assim é. :D

E as meninas, que tipo de calçado preferem? E que costumam comprar mais, de marca ou marca branca? Ou dupes? Quais as vossas experiências com palmilhas? E com as lojas?

2 Comentários

  1. Boa tarde, este post é excelente para verificar as diferenças entre marca branca e marca verdadeira.
    Na minha opinião, eu acho que são a mesma coisa, mas quanto ao meu calçado, eu só costumo comprar de marca porque dura mais mas já comprei calçado de marca branca. Eu uso ténis da Timberland e duraram muito tempo e depois claro começa a desfazer-se o tecido e a sola, depois gosto mais de usar calçado de salto, salto raso, e botins, de salto alto uso raramente. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cá, passados estes meses todos depois deste post escrito continuo a dizer o mesmo: prefiro as minhas pseudo-all-stars de 5 euros, que mesmo com rasgões já, no plástico, já as tenho há pelo menos 2 anos e são do mais confortável que tenho. Só é chato quando chove. xD

      Eliminar

Muito obrigada pelo comentário! Tentarei responder em breve se houver alguma questão premente. ^-^

Beijinhos,
Pirralha