[Cantinho do Pirralho] E eis que surgem as Lady Liberators!

 

Numa altura em que o Feminismo ganhava força renovada, a Marvel Comics irá criar (ainda que temporariamente) a sua primeira super equipa totalmente constituída por heroínas. 

Lideradas por uma nova personagem, a da asgardiana Valkryie, as Lady Liberators vão fazer a sua estreia nas páginas de Avengers #83, corria o ano de 1970. 

Reunindo-se no interior da mansão dos Avengers, as Lady Liberators, cujos membros incluíam a Wasp, a Scarlet Witch, a Black Widow e a inumana Medusa, vão estabelecer como seu objectivo prioritário a subjugação dos Avengers. Não mais as heroínas estariam na sombra das suas contrapartes masculinas. 


As Liberators vão encontrar os Avengers engalfinhados com os Masters of Evil, em plena cidade de Rutland (em Vermont). A batalha corre mal para os heróis, mas graças à rápida intervenção das Liberators, os vilões são derrotados. Instantes depois, instigadas pela Valkryie, as Liberators atacam os Avengers, facilmente vencendo o grupo e aprisionando-os.

Valkryie revela-se como sendo a maligna feiticeira Amora, the Enchantress. 

Amora revela que manipulou, através de magia, não apenas as Liberators, mas também os Masters, como forma de roubar um mecanismo capaz de restaurar a totalidade dos seus poderes (Amora havia sido castigada por Odin com a perda de parte das suas habilidades por causa dos eventos de The Incredible Hulk # 102, em 1962). Para além de pretender restaurar-se, Amora procurava também vingar do seu amado Executioner, que a havia trocado por outra mulher.

Contudo, e quando se preparava para fulminar todos os presentes, a Scarlet Witch interfere. Com um contra-feitiço, a heroína devolve o golpe à Enchantress, que desaparece numa violenta explosão.

A conclusão vê a Medusa regressar aos Inhumans e as restantes voltarem aos Avengers, desmantelando desta forma as Lady Liberators.



Nota: A verdadeira Valkryie, cuja forma Amora usurpou, apareceria um ano mais tarde, em Incredible Hulk # 142. 




Escrito por: Ivo Silva
(podem ler muito mais sobre comics, jogos e demais temas geek no blog: http://culturaeartepop.blogspot.pt/)



1 Comentários

  1. As BD dos anos 60 e 70 por vezes focavam temas sociais, como o femenismo, ou o racismo... agora estamos numa nova época. Uma época que já criam super-heróis afro-americanos. Outros tempos

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo comentário! Tentarei responder em breve se houver alguma questão premente. ^-^

Beijinhos,
Pirralha