Goodreads ou: de como a pirralha adora as novas tecnologias


No outro dia a Akira do Viver num T0 estava a perguntar às amigas do facebook que livros andavam a ler pois procurava sugestões para a sua próxima leitura de cabeceira. Aqui a pirralhita lembrou-se de lhe perguntar se ela tinha uma conta no GoodReads pois isso facilitaria imenso as sugestões. Ela disse que não conhecia o site e perguntou o que era e para que servia. Depois de lhe dar uma breve explicação lembrei-me que muitas das seguidoras do blog e da página também gostam de ler e que poderiam estar interessadas em saber do que se trata esse site. Passo então a explicar:


GoodReads, literalmente traduzido “boas leituras”, é mais do que um site. É uma comunidade e uma ferramenta muito útil a leitores, especialmente para quem gosta de ter os seus livros e as suas leituras organizadas, mas também para quem gosta de receber sugestões sociais do que ler.

O site permite-nos ter uma conta nele de forma fácil e gratuita. Basta utilizar o facebook para fazer o registo e ter logo um perfil de leitor quase completo, assim como uma forma rápida de fazer login, pois basta ter o facebook ligado. Quem não tem facebook ou não o quiser ligar a esse site pode também fazer o registo “à moda antiga”, com a inserção dos dados manuais de nome, username, password e email.


Aqui a pirralhita usa o site na versão internacional, em inglês, mas tem a impressão que também há a versão traduzida para português, para quem assim o prefira utilizar. Basta mudar isso nas definições/preferências (settings).


Depois de feito o registo da forma preferida pode mudar-se tudo, se quisermos, desde o nome à foto de perfil passando pelas definições de notificações para o email, trinta por uma linha. Este post não é um tutorial, mas se alguém precisar de ajuda com alguma coisa nesse site basta deixar aqui comentário que ajudo no que souber/puder. Se as questões foram muitas posso até fazer um tutorial, mas o site, depois de se explorar um pouco, é simples de utilizar, e depois do site explorado e de ter o perfil completo é que a diversão começa! :D


O perfil tem já 2 pastas feitas para nós. Uma de livros lidos e outra de livros por ler.

Adicionar livros às pastas é muito fácil. Basta escrever o título do mesmo numa barra de pesquisa no topo e, se ele for popular, começa logo a aparecer nos resultados rápidos o livro pretendido. Se não aparecer basta fazer “enter” que o site executa uma pesquisa mais profunda. A partir daí é só clicar no nome do livro pretendido. Abre-se uma página “de perfil” do mesmo onde se pode ler o seu resumo, comentários de leitores e as suas classificações (assim como uma média de classificação geral, em estrelas). Debaixo do ícone do livro aparecem umas estrelas a cinzento, a pedir a nossa classificação desse livro, e um botão a verde que diz “read” ou “to read”. Basta clicar no que corresponder à nossa situção perante o livro. Se já o lemos clicamos em “read” e ele vai automaticamente para a lista de livros lidos. Se o queremos ler clicamos em “to read” e ele vai para a lista de livros por ler, coisa de que a pirralha é muito fã pois apresentar essa lista aos seus amigos é muito útil quando anda à procura de livros que lhe emprestem para ler.


Com isto, os amigos e amigas podem ver a lista e dizer: “Ó pirralhita, aqueles dois que tens na lista, do Neil Gaiman, já os li e tenho-os, posso emprestar-tos!”. Da mesma forma, termos uma lista actualizada do que já lemos pode ajudar as nossas amizades a saber o que já lemos, para, por exemplo, não nos darem livro x pelo aniversário e darem em vez disso o livro y.

Há a possibilidade de fazermos outras listas, como por exemplo a lista dos livros que possuímos, também bastante útil para trocas ou empréstimos de livros entre amizades, pois assim sabem o que temos.


Há ainda quem faça uma quarta lista, com os livros emprestados de momento, e a observação de a quem o emprestou, muito bom para quem passado uns tempos se esquece de quem é que lhe ficou com os livros do Harry Potter, que já não estão em casa. Terá sido a Sofia ou o Miguel?


A característica do site que é capaz de ser mais interessante para a Akira é que ele tem uma funcionalidade de sugestão de livros que se baseia, não só através da análise dos títulos que já lemos, possuímos e que gostaríamos de ler, mas também através da análise da lista de géneros literários que mais gostamos. Basta para tal preencher essa secção no perfil.


Além disso, como é uma comunidade, ligada às nossas redes sociais, também podemos ver o que os nossos amigos andam a ler e o que acharam dele (há quem só dê as estrelas, mas há também quem escreva uma review sobre eles), e partilhar automaticamente com os amigos no facebook e twitter, sem eles terem de ter lá uma conta, o que andámos a ler. Para quem tem um kindle ou outro tipo de leitor de e-books* a coisa ainda fica mais gira, com um gráfico da percentagem do livro que já se leu.

Como se tudo isso não bastasse, ainda podem fazer e receber sugestões de livros directas dos amigos, que vos conhecem e sabem do que gostam! <3


Há mais, muito mais funcionalidades no GoodReads. Há desafios de leitura de x livros por ano; perfis de autor, com blog e entrevistas e, por vezes, giveaways. É como já disse, basta explorar que se vai descobrindo todo o potencial desse site, comunidade e ferramenta.




* Nota: Para quem tem ebooks este site funciona muito bem, através dum plugin, com uma aplicação que se chama Calibre, que nos deixa também organizar as coisas no PC, no leitor, no smartphone, na tablet, etc., além de permitir a conversão de formatos de e-books, mas isso poderá ficar para outro post, se houver interessadas. Basta revelarem interesse sobre isso aqui nos comentários que a pirralha assim que puder explica melhor como funciona o Calibre.



E vocês, têm GoodReads ou usam outro site?


Também há um site do mesmo tipo e com mais ou menos as mesmas funcionalidades, mas com um visual a lembrar mais o tumblr, que se chama BookLikes, que é muito giro. No entanto ainda há lá pouca gente pois ainda é novo e em processo de construção.



Ficaram aqui as dicas. Espero que tenham sido úteis. :)

6 Comentários

  1. Já tinha ouvido falar de algo, e vejo post diários de meninas que usam o sistema de leitura de tantos livros por ano... não tinha decorado o nome do site ainda, mas a sujestão é muito interessante, mesmo para quem não leia muito, mas de um momento para o outro apeteçe ler algo, saber o que escolher para não sair muito desapontado, senão vai demorar eternidades a ir ler outro livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é muito útil mesmo para isso, e depois tem muito mais coisas. Há jogos, giveaways, desafios, entrevistas, grupos de leitura, etc. ^-^

      Eliminar
  2. este post foi muito util :) pk quando perguntei no facebook era mesmo para procurar livros para ler no tablet :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, o GoodReads tem então ainda outra coisa que irás adorar. Tem sempre links para os livros à venda na amazon, etc, e muitas vezes eles têm a versão ebook. :D

      Que tablet tens? Android? Já tens app de leitura? Qual? E tens app de leitura de comics? Há uma muito boa para isso, o ComicRack! :D

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Nunca tinha ouvido falar deste site, mas parece-me muito interessante porque adoro ler. Tenho que experimentar.

    http://velvetskysc.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Muito obrigada pelo comentário! Tentarei responder em breve se houver alguma questão premente. ^-^

Beijinhos,
Pirralha